miércoles, 23 de enero de 2013

FESTIVAIS QUE MUDARAM A HISTORIA: WOODSTOCK

O festival de Woodstock aconteceu em agosto de 1969. Os organizadores eram quatro jovens: John Roberts, Joel Rosenman, Srtie Kornfeld e Mike Lang. Roberts era um homem rico que junto com seu amigo Rosenman estava procurando um jeito de investir seu dinheiro numa ideia que torna-se eles ainda mais ricos. Foi por isso que colocaram um anuncio no "The New York Times" dizendo: Homens jovens com capital ilimitado procurando por uma proposição de negocio, oportunidade de investimento interessante, e legitima". 

John Roberts, Joel Rosenman

No inicio a ideia deles era de abrir un estúdio de gravação para músicos de rock em Woodstock, Nova York, mas a proposição acabou mudando para um concerto de rock de três dias para 50,000 pessoas com o propósito de reunir dinheiro para pagar o estúdio. 

Mas as coisas pareciam não dar certo, pois os moradores não gostavam muito da ideia de receber um monte de hippies drogados fazendo bagunça, e decidiram criar uma lei para banir o festival. 

Estavam a menos de um mês do evento e tinham que encontrar um novo lugar para o evento, os compradores dos ingressos estavam começando a reclamar pelo seu dinheiro, quando Max Yasgur ofereceu um terreno em Bethel, Nova York para o Woodstock Festival. 




Rapidamente a estimação de 50.000 aumentou para 200.000 pessoas, o que significava que iam precisar de mais banheiros, mais estacionamento, mais água... mais problemas. 

Dois dias antes do festival começar já tinha 50.000 pessoas acampadas no lugar do lado do palco, antes das cercas terem sido colocadas. Não tinha como os organizadores evitar a chegada de mais pessoal, e nem podiam cercar a área, por isso foram forçados a tornar o evento um show gratuito. 

Isto fez com que a noticia se espalha-se desmesuradamente, e mais e mais pessoas aparecessem para assistir o festival de graça. Estimaram-se um milhão de pessoas se dirigindo a Woodstock, e a policia teve que controlar e banir a chegada de muitos dos assistentes. Finalmente 500.000 pessoas conseguiram chegar ao festival.  

As estradas viraram estacionamentos, e nem os artistas conseguiam chegar no palco para atuar, o que obrigou aos organizadores a alugar helicópteros para traslada-los do hotel. 








Richie Havens abriu o festival o dia 15 de Agosto. Bandas Psicodélicas se apresentavam: Janis Joplin, Santana, Sly and the Family Stone, Jefferson Airplane, Joe Cocker, e The Who foram alguns dos artistas. Jimi Hendrix fechou o festival no Domingo a noite até a manhã da Segunda Feira. 




Curiosidades: 
-Algumas pessoas da area não apoiaram o evento, mais outras ofereceram comida e agua de graça para os assistentes.

-Quando Jimi Hendrix subiu no palco tinha aproximadamente 35.000 pessoas, só uma pequena parte, devido a que foi o último show do festival. 

-Foi estabelecida "freak out tent" uma barraca para atender as más viagens dos assistentes que passavam mal devido as drogas. 

-O festival pretendia ser "3 Dias de Paz e Música"

-Em 1970 foi feito um filme documentário "Woodstock".

-Bob Dylan, The Beatles, The Doors, Led Zeppelin e Frank Zappa foram alguns dos convidados que recusaram o convite. 

-O festival foi lembrado como um evento cheio de sexo, drogas, rock & roll e lama (devido as chuvas).

-Em 198a uma placa foi colocada no lugar comemorando o festival.

-A frase "Geração Woodstock" se tornou parte do léxico comum da época, e muitas musicas falaram sobre este dia. 






No hay comentarios:

Publicar un comentario